Total de visualizações de página

sábado, 3 de novembro de 2012

O MAR E EU

Minhas Fotos- 2012




Há algum tempo me matriculei num curso de pintura, pois  tenho fascinação pelo mar e queria muito ter o "meu mar",  pertinho de mim!
Minha cisma era delimitar com nuances de cores, o azul do céu e azul do mar.
Até então, achava minha pintura “chapada”. Meus olhos não conseguiam ver onde terminava o  mar e começava o céu, ou vice versa!
Depois de algumas aulas “treinando”  misturas de cores, selecionei  a  gravura de uma revista e levei para a aula. A foto era estilo paraíso  tropical, aquela “famosa” palmeira que se debruça sob a água, pois sempre imagino que ela envergou-se a fim de contemplar-se no espelho do mar!
Desenhei  no papel, e entusiasmada comecei a colocar as cores, porém meus tons de azuis não chegavam no tom que eu imaginava!
Passado algum tempo a professora parou ao meu lado e disse:
- Você desenha muito bem, mas não sabe pintar!
Engoli seco!
- Eu sei disso! Caso contrário, não estaria aqui “tentando aprender”!
Só que na hora, não falei nada! Senti  vontade de chorar.
Outra vez,  meu excesso de humildade atrapalhando!
Guardei  a gravura na minha pasta de desenhos, e fui para casa.
Nunca mais tentei pintar!
Outro dia numa mostra cultural, descobri  “o porque”,  de eu não aprender pintar!
Observando quadros de minha “querida” professora, descobri que a pintura dela se parece com  a minha, “chapada”! Na verdade, ela não tinha como  ensinar, algo que não sabe fazer!
Então, lembrei do filme “ A procura da felicidade”, que já assisti inúmeras vezes!
“Nunca deixe ninguém dizer que você não pode alguma coisa”!
Confesso, voltei a olhar com carinho para minha pasta de desenhos!
O mar me chama!

Tenham um lindo fim de semana!
Beijos!
Jossara Bes.

12 comentários:

  1. Na verdade, nunca deveremos desistir daquilo a que nos propomos fazer.
    Nunca se consegue a perfeição aos olhos dos outros, mas consegue-se o imaginário perfeito aos nossos olhos.
    E tu conseguiste...
    Beijo
    António Manuel.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jossara, que lindo esse poema. adorei.
    Tenha uma linda semana, bjs

    ResponderExcluir
  3. Nunca se pode deixar desistir de algo só por causa de opinião de outra pessoa. Se queres realmente retratar o mar, dedica-te a fazê-lo sempre da forma que consegues. A expressão artística não pode ser refreada, seja ela qual for ou como for. Além do mais muitas vezes o prazer maior está no durante, no exercício da pintura em si, do que propriamente no resultado final. Faltou didática a essa professora. Parabéns por não desistir e por ter os olhos da alma abertos às belezas naturais. Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Amiga Querida.
    Com muitas saudades deixo hoje meu carinho.
    Desejo de uma semana abençoada beijos ,Evanir.

    ResponderExcluir
  5. Olá querida Jossara, como vai?

    Também amo desenhos e pinturas, a muitos anos atrás eu era fazia bastante , hoje, com os afazeres, trabalho, etc, só de vez em quando pego para pintar ou desenhar ;)
    Mas meu segundo quadrinho foi do mar, também adoro! Como eu não tinha muita técnica, também ficou meio chapado rsrs
    Te digo uma coisa por experiência própria e com tristeza no coração por ter agido assim em minha vida : Nunca desista de algo que gosta por causa da opinião alheia.
    Já fiz muito isso e hoje, como você, olhando para as capacidades e argumentos daquelas pessoas, vejo que perdi um tempo precioso e maltratei minha auto estima à toa.
    Devemos ter mais aquela pureza e impetuosidade das crianças, lembro-me que quando pequena eu fazia uns trabalhinhos manuais horrorosos, mas orgulhosa deles, conseguia vender todos !
    Não vamos desanimar, às vezes o impacto de uma opinião nos esmorece, mas vamos ter forças para continuar, seja o que for, se assim desejamos :)
    Amei a postagem !

    Grande beijooo e que sua semana seja ótima !

    ResponderExcluir
  6. Pois é Jossara. O pior é que por aí estão vários arremedos de professor assassinando talentos. Vou te citar dois casos: Tive um aluno que todo mundo achava abobalhado, os colegas debochavam dele e alguns professores achavam que ele não iria muito longe. Outro dia o encontrei. O “bobalhão” estava concluindo medicina na universidade mais concorrida do estado. No outro caso, um colega meu teve uma nota muito baixa, ridícula mesmo. Quando questionada, a suposta “professora” respondeu: “Eu vou criar cobra para me morder?” Por “coincidência” esse aluno concorria com ela em um salão de artes.

    Um abração e boa semana.

    ResponderExcluir
  7. QUERIDA
    Amiga nunca desista dos teus sonhos. Vc é capaz de de realizar. Existe pessoas que não tem educação e nem éticas para falar com as pessoas. Força e vai em frente. Boa Semana! Que nesta nova semana você encontre as belas coisas da vida como: o canto dos pássaros, o perfume das flores, o sorriso de uma criança.
    Um abracinho.
    Ana

    ResponderExcluir


  8. Dejare de apreciarte
    cuando un pintor ciego
    pinte el sonido de los pétalos
    cayendo sobre las cumbres del viento
    en armonía con los sentimientos del mañana.

    Y cuando eso suceda yo no seré quien soy
    ni tú llenaras mi jardín de pétalos velados
    recubriendo la silueta de estelas doradas.

    Un abrazo regado con una cascada de sonrisas
    Para iluminar el comienzo de esta semana.

    Atte.
    María Del Carmen





    ResponderExcluir
  9. Oi Jossara,

    que bom, quer dizer que além de nos maravilharmos com seus poemas tão lindos, vamos poder contemplar seus quadros em breve. Continue sim, descobri que na arte você tem que ir fazendo, tentando, testando, até conseguir chegar no que está querendo, e com certeza você conseguirá. Também amo o mar.

    Bejim e ótima semana.

    ResponderExcluir
  10. OI JOSSARA!
    UM "POUCO" SEM TATO ESTA PROFESSORA.
    QUE BOM, TENTA MESMO, POIS NINGUÉM PODE TE DIZER SE PODES OU NÃO FAZER ALGO, A NÃO SER TU MESMA, MAS, MESMO ASSIM DEPOIS DE TERES TENTADO.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  11. Aquilo que tu sabes, é teu. Seguro?
    Aquilo que vais aprendendo, é fruto das experiências que se vão desenrolando ao longo da tua Vida.

    Acabamos, sempre, por concluir que temos a certeza que há mais que praticar que o que já praticamos; nisto, Amiga, é que a persistência é muito valiosa.
    A tua Mestra até poderia ser genial; mas Mestra que se preze, jamais desincentivaria quem queria crescer.

    Lembra-te que Humildade não quer dizer subserviência; esta, sim. É indigna de qualquer Ser Humano.

    Má Mestra... acabou nódoa.

    Conseguiste concluir que a Verdade sempre vem á tona da água, como o azeite (ou óleo).

    Beijos


    SOL

    ResponderExcluir
  12. Jossara, a arte da pintura não se aprende,se aprimora, você já é uma artista,você já sabe pintar,você apenas precisa que o tempo possa lhe revelar e mais tarde com certeza isto acontecerá.A sua professora provavelmente é uma tecnica,é uma letrada e não uma artista.Você matou a charada, você já sabe ,você um dia se revelará e neste dia não fará esforço. Parabens pela bela conclusão.

    Agora aqui pra nós, o Filme é uma aula de força de vontade,acho que deveria ser exibido em todas as escolas, principalmente nas escolas ,da periferia.

    Acredito que muita coisa mudaria na cabeça de muitos que pensam que são professores. Você já uma artista.Iderval.

    ResponderExcluir