Total de visualizações de página

sábado, 25 de março de 2023

FAMÍLIA EDUCA, PROFESSOR ENSINA


 

Naquele tempo, a gente aprendia falar para conversar com as gentes, e a rezar para conversar com Deus!

“Prosear” com Deus, por vezes, era muito mais importante que “ficar de  conversa fiada”!

 

A gente aprendia agradecer, assim que “os zóio” se abria, como dizia minha vó, mãe do meu pai, única avó que conheci!

Agradar a Deus era um dos ensinamentos mais potentes, tanto em  casa, quanto na escola!

Todos os dias, antes de começar a aula, rezávamos, todos juntos!

 

Éramos orientados a frequentar o terço aos domingos e alguns poucos anos depois, o catecismo, preparando para a Primeira Comunhão!

Tudo que a escola ensinava era muito bem reforçado em casa, com a educação dos pais e avos!

E naquele tempo, ninguém contestava o que o professor ou professora ensinava!

 

E assim a vida seguia, sem grandes sobressaltos!

Pois, sempre que  o coração se apertava no peito,

Com meus “zóio” bem fechado e os  joelhos dobrados

Deus Pai, dava um jeito!

Minha mãe me abraçava e comigo rezava!

...E os dias passavam!

 

Oh, “sodade”!

Daquelas gentes de bom coração, gentes do meu coração!

 

Texto e fotografia de Jossara Bes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário