Total de visualizações de página

domingo, 10 de maio de 2020

MINHA MÃE






Minha Mãe era uma casa pequenina de chão descoberto,  telhado a mostra e janelas de tampões!
Era o banco de madeira, o fogão a lenha e os desenhos de carvão
Minha Mãe, era a roupa branca quarando no gramado
Viradinho de pão, schmier de ovo  e café passado
Era, a prateleira do rádio a pilha e o armário de guardar pratos
Era, as galinhas no terreiro, o porco engordando no chiqueiro, cachorros e alguns gatos
Minha Mãe, era  a cama azul clara, de cabeceira
A cacimba de água fresca, as dálias de muitas cores e os dois  pés de Caneleira
Era, o cheiro de salsinha perfumando a cozinha
Num simples feijão com arroz  ou polenta com galinha
Era, canjica com leite, socadinha no pilão
Era, o suor escorrendo na lenha cortada a mão
Era, o capricho da horta e o chá de erva cidreira
Roupas costurada a mão, perfume de água e sabão e os calos nas santas mãos!

Minha Mãe, minhas lembranças, tesouros, amor sem fim
Teceu em mim esperança,
Fé que habita na  criança
E um persistir, que não cansa!
Minha Mãe hoje é saudade, no altar do meu coração
Foi minha santa na terra, hoje, minha  proteção
O meu choro é de amor
Não tem tristeza, nem dor
É apenas meu coração
Transbordando de emoção
Querendo inventar palavras que possam dar mais sentido
Para que no céu seja ouvido,
“Te amo Mãe! Gratidão”!


Texto e fotografia: Jossara de Fatima Bes
Beijo carinhoso, feliz Dia das Mães!







 






6 comentários:

  1. Amiga Jossara,
    A ausência de uma mãe em nossas vidas, só quem já perdeu a sua, é quem sabe!
    Muito bonitas as tuas letrinhas unidas umas nas outras, em homenagem a tua mãe... Homenagem que se estende para tantas outras mamães.

    “Mãe - que adormente este viver dorido,
    E me vele esta noite de tal frio,
    E com as mãos piedosas até o fio
    Do meu pobre existir, meio partido...”
    ___________________
    Antero de Quental

    Beijos! E Feliz Dia das Mães!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde domingo do dia das Mães, querida amiga Jossara!
    Que lindo você, em poesia, versejar doces lembranças.... sensacional.
    Canjica com leite para amamentar, chá de cidreira para cólicas... E por aí vai ...
    Gostei muito.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e

    ResponderExcluir
  3. Oi Jossara,
    Linda e enternecedora homenagem para sua mãe.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que beleza! Emocionante esse poema...
    Linda homenagem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Boa noite querida Jossara. Tanta ternura e sinceridade transbordam nesse poema! Penso que somente nossos pais e mães conseguem inspirar este perfume de santidade na Terra. Exemplos que Deus nos deu, para que trilhemos caminhos retos nesta vida.
    Por aqui estamos bem, espero que estejas também, e toda a sua família. Tempos misteriosos esses...tempos difíceis...mas cada geração já teve que enfrentar a sua crise, chegou nossa vez...que façamos o nosso melhor, por nós e por todos. Obrigada pela sua visita! Fique sempre com Deus. Abraços com carinho

    ResponderExcluir
  6. Poetisa Jossara !
    Quem consegue descrever sua mãe ?
    Impossível, não ?
    Somente o coração consegue falar
    sobre esta Santa...
    Parabéns. Conseguiste descrever a
    tua !
    Uma ótima semana e umfraternal abraço.
    Sinval.

    ResponderExcluir