Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de maio de 2020

DEUS TE ABENÇOE



Minha mãe me ensinou desde que eu era bem pequena, cumprimentar tios, tias, avos, padrinhos e até mesmo pessoas mais velhas, pedindo a bênção!
Apertava-se a mão e dizia:
- Bênção!
E a pessoa mais velha,  respondia:
- Deus te abençoe!

Naquele tempo, no meu coração infantil, “ Deus te abençoe”, soava como um gesto de muito carinho, e se revestia de doçura quando  acompanhado de abraços, beijinhos na face e colinho!

Minha tia Zana, “Deus te abençoe”, sempre vinha acompanhado de caramelos deliciosos!

E minha vó Ziroca,  “Deus te abençoe”, era  complementado com o desenho de  uma cruzinha imaginária na testa da gente!

Eu tinha certeza, que acompanhada de “Deus te abençoe”, nada de mal poderia me acontecer, era a garantia de que estava protegida!

E a noite, antes de dormir, “Deus te abençoe”, vindo da boca santa da minha mãe, me livrava dos pesadelos, e até me dava forças para enfrentar o Bicho papão, caso ele resolvesse puxar meu pé na escuridão sonolenta!

O tempo passa, e os costumes são esquecidos, perdidos!

Mas no meu coração, “Deus te abençoe” tem ainda o poder de abençoar, iluminar e proteger!

Essa memória afetiva foi despertada pela data que se comemora hoje:
 “Dia dos afilhados”!

Deus abençoe, minhas afilhadas e afilhados!
Deus abençoe, minhas  queridas madrinhas!
Deus abençoe,  todos nós!

Beijo carinhoso!

Texto e fotografia de Jossara Bes.







5 comentários:

  1. Boa tarde de paz e esperança, querida amiga Jossara!
    Que postagem edificante!
    Sou madrinha de Crisma de três e de um casamento em MG.
    Vou rezar por eles hoje.
    Muito obrigada por me lembrar.
    Só um filho me toma a benção, os outros não. Deixo-os livres e os abençoo do mesmo jeito.
    A ninguém mais tomo a benção dos familiares que não gostam há tempos.
    Minha tia me abençoava assim.
    Que boa memória dela me deu, querida!
    Sinta-se abençoada também.
    E me abençoe...
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  2. Querida e amada amiga sensível,Jossara!
    Que lembrança boa, também cresci pedindo a bênção aos meus pais, avós, tios, padrinhos, que bom saber que hoje se comemora o dia dos afilhados!
    Pedir bênçãos, hoje não se lembram mais disso.
    Aliás, parece que muitas coisas mudaram e muito!
    Amei ler aqui, como sempre!
    Abraços bem apertados e energizados para você querida amiga!

    ResponderExcluir
  3. Lições antigas que poderiam resolver muitos problemas hodiernos. Mas, "é coisa do passado". Triste e falsa modernidade.

    Um abraço. Tudo de bom.
    A ARTE DA VIDA. APON HP 💗 Textos para sentir e pensar.

    ResponderExcluir
  4. Ah... Poetisa/Fotógrafa, Jossara !
    Quantas lembranças acabas de "passar a limpo", em
    minha memória !
    Era assim, mesmo...
    Obrigado.
    Um carinhoso abraço, aqui do Brasil, e uma feliz semana !
    Sinval.

    ResponderExcluir
  5. Vi muito a minha mãe pedindo benção para
    meus avós;
    Boas lembranças...
    Bom finalzinho de mês.
    abraços
    janicce.

    ResponderExcluir