Total de visualizações de página

sábado, 15 de abril de 2023

QUAL É SEU SOBRENOME?


 

Naquele tempo, no meu pequeno lugarejo, eu sabia o nome e o sobrenome de todas as pessoas que lá viviam!

O sobrenome, era uma espécie de “currículo familiar”, nele estava impresso as características mais marcantes da família.  E  naquele tempo, o “sobrenome” valia muito, ou então, não valia nada!

 

O sobrenome identificava: “os briguentos”, “os velhacos”, “ “a bagacerada”, “os bêbados”, “os   ladrões”, “os preguiçosos”, “ os de gente ruim” e por aí afora...

 

O sobrenome considerado mais importante, que valia ouro, era o de “família trabalhadeira”! 

Sobrenome esse, cobiçado pelos pais de moças solteiras, pois, “trabalhadeira” naquele tempo, significava que a vida seria boa!

E “vida boa”, não era sinônimo de vida fácil, muito pelo contrário!

 

Mas por lá, também havia “os de gente rica”, esses, poucos, quase inacessíveis, a gente nem ousava “olhar”!

 

Naquele tempo, de gentes simples e sabias, “trabalhadeira”, era a melhor qualidade de uma pessoa, o titulo mais importante uma família de bem!

 

E assim,...

o dia clareava,

a noite chegava

e vida seguia...

 

“Coração alegre,...bom remédio”!

 

Beijo carinhoso!

Texto e fotografia de Jossara Bes.

 

 

 

 

 

 

3 comentários:

  1. Eu gosto muito da sua forma de escrever, minha querida amiga Jossara. Você costurar cada palavra e no fim, temos uma leitura prazerosa.
    Um beijo carinhoso e bom final de semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu li uns versos outro dia que dizia que a noite sempre vem, então oramos para que Deus nos proteja de tudo o que não sabemos, mas que certamente não é Dele. Deus te guie! Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  3. Me identifico com a descrição deste teu Post. Assim era! Assim não é, infelizmente nos dias de hoje.
    Contributo excelente.
    Parabéns, Jossara.



    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir