Total de visualizações de página

domingo, 2 de dezembro de 2018

CONVERSAS DE PASSARINHOS



Meu sobrinho Vitor,  4 anos, como toda criança nessa idade,  é muito criativo, esperto e cheio de energia!
Corre, pula, anda de bicicleta, sobe no muro, dança “margarina” ( Makarena),  e também é muito contemplativo.
Há algum tempo, enquanto dava uma pausa nas brincadeiras, perguntei se ele já havia aprendido conversar com  os passarinhos.
Um tanto intrigado, me olhou muito sério e falou:
- Hann?
Entendi!
Ele queria uma confirmação!
Fiz que sim com a cabeça, e repeti:
- Sim, conversar com  os passarinhos! Já aprendeu?
Ele franziu a testa e disse:
- Não! Mas eu “ quelo”!
Falei com firmeza,  que precisava treinar muito!
Observar e ouvir os passarinhos com atenção! E certamente, quando menos esperasse, já entenderia as conversas dos passarinhos!

Sempre que a gente brincava ao ar livre, eu repetia a pergunta:
- Então, já aprendeu falar com os passarinhos?
- Um tanto contrariado, me dizia que não!

Ontem, veio todo feliz me contar:
- “O passalinho falou comigo”!
Segurei as mãozinhas dele e falei:
-É serio isso que está me contando?
Foi correndo buscar um apito vermelho, parou na minha frente, e apitou com todas as forças!
Sorrindo, me contou que quando apita,  o  passarinho responde, assim:
- Telem, telem, telim, telim!

- A Mãe dele confirmou!
E crianças, só falam verdades!

Vitor, eu te amo!


Texto e Fotografia de Jossara Bes.





6 comentários:

  1. Boa noite Jossara! Quando crianças, aprendemos a linguagem dos passarinhos, dos cães, dos gatos, sabemos que o farfalhar das folhas das árvores ao vento é a sua gargalhada, e que a cascata caindo nas pedras faz um "sshhhh" pedindo silêncio... :)
    Tudo é belo na inocência infantil. Seu sobrinho deve ser um mimo, e deve te amar muito também. Um carinhoso abraço, feliz mês de dezembro!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo ler aqui a sua alegria em ter um sobrinho assim, com certeza lindo, sensível tal qual a titia feliz!
    Amo crianças, elas com certeza nos ensinam e muito, entre os ensinamentos está a capacidade de simplificar e viver a vida como ela é, leveza, amo a leveza e como dizes, crianças só falam verdades!
    Abraços apertados à você e ao seu lindo sobrinho extensivo a toda família!

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, querida Jossara!
    Que gracinha, meu Deus!
    Tem que amar muito mesmo!
    Tenha dias felizes e abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  4. Que fofo, Jossara! Pode ter certeza que qdo ele crescer vai se lembrar da Tia que o incentivou a falr com os passarinhos com todo o carinho do mundo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Um excelente exercício de Educação. As crianças motivadas tornam-se atentas aos pormenores que as rodeiam. Brilhante o teu método de despertar essa atenção que, muitas vezes, apenas está adormecida.


    Beijo
    SOL

    ResponderExcluir
  6. Riquinho, ele achou um jeito de se comunicar. E quando for um adulto tenho certeza que cuidará bem de nosso meio ambiente.
    Bjos, desejo um feliz natal e um novo ano cheio de alegrias.

    ResponderExcluir