Total de visualizações de página

domingo, 24 de outubro de 2021

RIO ABAIXO, MATARÉU

Naquele tempo, eu comia bibiti sentindo a terra estalar nos dentes, com os pés crivados de rosetas, 

e me sentia feliz!

 

Bebia água da cacimba, comia feijão com arroz, dormia em colchão de palha

e sonhava feliz!

 

Tomava banho de rio ou de bacia, esfregava o corpo com trapo e sabão em pedra, secava ao sol ou com um pano qualquer

e suspirava feliz!

 

Naquele tempo, tempo “bão”!

De café coado,

ovo frito, feijão mexido requentado,

torresmo e pinhão sapecado!

 

De vaga-lumes no terreiro,

Mão pelada no potreiro

E raposa no galinheiro!

 

De risadas e gritaria

Canela esfolada, unha arrancada,

Galo na testa, prego no pé!

 

Carrapicho no cabelo

Barro no corpo inteiro

Rio abaixo, mataréu...

Meu lugarejo, meu céu!

 

Texto e fotografia de Jossara Bes.

 

 


 

7 comentários:

  1. Memórias que escrevem poesia com versos de lembrança. Vida rabiscada nas linhas do tempo que passou.

    Tenha uma boa semana, inspirada e inspiradora.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  2. Gostei mito do texto poético, evocador de um tempo rude, mas saudavelmente natural.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  3. Queria dizer: "Gostei muito..."
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  4. Vivi em tal estilo de Vida. Isso deu-me conhecimento sobre a Vida.
    Amei!
    Parabéns.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderExcluir
  5. Oi Jossara,
    Eu sempre vivi em cidades, mas meus pais tinham um sitio no qual íamos nos finais de semana e eu adorava!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Jossara, querida amiga!

    Com tua descrição, sei que foste muito feliz nessa época. Vivias no campo e não na cidade e foste muito feliz.
    Eu nunca tive essa experiência, pois com 2 anos vim para a cidade de Lisboa.

    A foto está muito bela.

    Beijos e bfds.

    ResponderExcluir
  7. Também fui privilegiada com uma infância feliz. Comendo feijão com arroz e ovo, correndo atrás dos vagalumes pelo quintal e carrapicho no cabelo e na roupa então, nem se fala.
    Bom te ler. A foto está linda!

    Um abraço

    ResponderExcluir