Total de visualizações de página

sábado, 1 de janeiro de 2022

APROVADO OU REPROVADO


 

Naquele tempo, o ano terminava no dia da entrega do “boletim escolar”!

Nesse mesmo dia, também ficava determinado, os que  teriam um “feliz ano novo”, ou não tão novo assim, muito menos, “feliz”!

“Feliz ano novo”, naquele tempo, se traduzia na palavra “Aprovado”, bem escrita,  destacada no ultimo quadrado do boletim, acompanhada de alguns elogios muito significativos!

Já, o grupo dos predestinados a ter “um ano não tão bom”, se resumia na triste palavra “Reprovado”, destacada na cor vermelho, também no ultimo quadrado do boletim! Acompanhado de recomendações para o próximo ano!

Naquele tempo, ser aprovado na escola significava apenas, dever cumprido! Não era necessário ser parabenizado, nem mesmo ser presenteado, pois passar de ano era mero compromisso!

Já, os reprovados, assim como a cor vermelha, representava sinal de alerta, não cumprimento de seu dever! E naquele tempo, ser interpretado como irresponsável, doía! No corpo e na mente!

Nossos pais demonstravam sua insatisfação, sem medo de causar traumas ou rebeldias!

Estar “aprovado” era o presságio de um “feliz ano novo”, pois significava coisas novas para descobrir e muitas coisas diferentes para aprender! E as novidades daquele tempo  era feito um passaporte, uma autorização! Assim como por exemplo, poder trabalhar na horta (capinar, plantar, regar, colher, ajudar fazer a sopa para a merenda...) Mas, a melhor coisa de cada mês, era esperar a chegada do caminhão da “UMIT”!  Aprendia-se, técnicas domésticas, agrícolas, comerciais e  assuntos lá da cidade!

Já, “os reprovados”, ficavam predestinados a “repetir o ano” (como se isso fosse possível, ou melhor, naquele tempo era possível, pois as coisas mudavam muito devagar!) Então, faziam as  mesmas coisas do ano que passou, com o diferencial de ser tachados, “os orelhas de burro”!

Naquele tempo, a gente aprendia também, “falar fluentemente sem palavras”,  pois ser espontânea, quase sempre traziam consequências não tão agradáveis! Não chamávamos os reprovados de “orelhas de burro, mas sim, discretamente, a gente “relinchava” quando algum deles se aproximava!

Então, como naquele tempo, tempo “bão”, desejo para mim e para você, um ano novo com todos os significados simples, doces, puros e ternurentos   da  criança brincadeira, que vive em cada um de nós!

APROVADO

Que Deus nos abençoe!

 

Feliz 2022!

Texto e fotografia de Jossara Bes.

 

 

 

 


 

 

 

 

4 comentários:

  1. O tempo passa, aprendemos umas coisas, desaprendemos outras e a resultante dessa equação do tempo e do viver, estamos assistindo. Que façamos um ano verdadeiramente feliz e novo.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, sabe que não lembrava mais desse boletim escolar. Seu texto me fez recordar do alívio que sentia em ser aprovada. Texto leve e gostoso de ler.
    Que tenhamos sim, um ano doce e cheio de ternuras.

    Um abraço com carinho!

    ResponderExcluir
  3. Oi, querida amiga Jossara!

    Em Portugal se passava do mesmo jeito, e nós não somos adultos com traumas.

    Beijos e feliz Ano Novo.

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida amiga Jossara!
    Só agora encontrei seu post que, por sinal, parece ser do meu tempo de escola.
    Por sorte, todos meus anos foram APROVADOOS e nunca vi um colega sendo relinchado na escola.
    Já noutro país onde morei, na escola dos filhos, há muitas décadas, um aluno era posto no meio do pátio com orelha de burro como castigo. Algo tenebroso...
    Tenha um início de ano abençoado junto dos seus amados!
    Beijinhos carinhosos
    😘🕊️💙

    ResponderExcluir