Total de visualizações de página

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

A CASA DE DONA TÉIA


 

Hoje acordei com dona Téia no pensamento!

Doces lembranças da meninice despertando junto com o dia!

 

 

Eu amava dona Téia!

Fugia de casa para ficar na casa dela, com ela!

Não me lembro de nossas conversas, mas lembro seu olhar debruçado na maquina de costura de frente para a janela!

Janela privilegiada!

Com vistas para a subprefeitura e a venda do seu Romano.

 

A casa de dona Téia tinha cheiro de roupa nova e cera de chão!

Por sinal, o chão me parecia um  “um espelho” de tão limpo!

Na porta de entrada, havia vários pedaços de pelego de lã de ovelha. Os calçados de quem chegasse ficavam do lado de fora, e a gente pisava nos peleguinhos para se locomover pela casa.

Eu adorava deslizar nos peleguinhos, da cozinha até a janela da frente!

Quando cansava, me sentava na caixa da lenha, se não me falha a memória, era azul,  observando dona Téia costurar, recortar os tecidos e transformar em lindas peças.

Nesses momentos, eu sonhava com vestidos novos e calças costuradas a maquina!

 

Na horta, hortaliças e muitas flores!

Minhas preferidas eram as “Papoulas”, pois o centro era duro e transformava-se numa bonequinha com saia de pétalas.

Levei muita bronca de minha amada mãe, por  fugir de casa para ir na dona Téia.

A casa da dona Téia tinha gosto de ternura!

 

Beijo carinhoso!

Texto e fotografia de Jossara Bes.

2 comentários:

  1. Adorei ler seu conto, querida amiga Jossara.
    Eu tinha a Dona Arminda que era muito amiguinha e eu tomava a benção até.
    Seu conto está muito interessante do início ao fim e me prendeu a atenção.
    A foto que o ilustra me traz boas recordações da infância também.
    Tenha um domingo abençoado com saúde junto aos seus amados!
    Beijinhos carinhosos
    😘🕊️💙

    ResponderExcluir
  2. Todos nós tivemos uma dona Téia em nossas vidas...uma vizinha, uma tia, uma madrinha, alguém, enfim, cheio de atenção e ternura para conosco. Sua descrição me lembrou a minha própria casa na infância, e a de tias minhas...o cheirinho de cera no chão era pontual todas as sextas-feiras...aprontando a casa para o final de semana, os chinelinhos do lado de fora, kkk...um feliz ano pra você amiga!

    ResponderExcluir