Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de setembro de 2022

MINHA MÃE QUE ME ENSINOU


 

Minha mãe me ensinou, que a coisa mais preciosa nessa vida, é colocar a cabeça no travesseiro e dormir em paz!

Simples assim!

 

O que parece tão simples e óbvio, vem permeado de sabedorias ancestrais!

Dormir em paz, é a certeza que fiz tudo certo, ou melhor, do jeito que minha mãe me ensinou! E naquele tempo, não havia consultas em cartilhas ou internet!

Minha mãe me ensinou o que aprendeu com sua mãe, minha nona, e esta, por sua vez, com  minha bis nona, e assim por diante...

 

Minha mãe me ensinava, enquanto mexia a panela de polenta no fogão a lenha, enquanto passava nossas roupas com ferro cheio de brasas ou  enquanto sovava a massa do pão,...enquanto a vida seguia!

 

As lições mais importantes da minha vida,  tenho certeza, não aprendi na sala de aula, e sim, sentindo o cheiro dos dias, desfiados nas miudezas cotidianas, com meus pais, meus irmãos e todas as boas gentes da minha infância!  

 

Tudo era muito simples:

O que era certo era o certo e o que era errado, não podia ser feito!

Esse é o norte do meu viver!

 

Então, nas noites, quando minha cabeça encaroça no travesseiro, recorro aos tesouros que minha mãe me deixou! 

Pois, ao reconhecer um erro, sempre haverá  tempo  de se acertar com a vida e dormir em paz!

 

Gratidão,

As boas gentes, que semearam amor no meu coração!

Que eu siga nessa vida, com a mesma intenção!

E que Deus nos abençoe!

 

 

Beijo carinhoso!

Texto e fotografia de Jossara Bes.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário