Total de visualizações de página

sexta-feira, 22 de setembro de 2023

PARA "MINHA ÁRVORE", COM AMOR.


 

Na frente da nossa casa, tinha um pé de caneleira da folha miúda!

Uma árvore gigantesca, com o tempo desenhado no tronco e a delicadeza da vida movimentando-se nas folhagens verde claro.   

Os galhos se esparramavam fazendo cobertura de uma grande área do terreno! E sua sombra projetava no chão de terra, um grande circulo, pontilhado de brilho sol!

Ali, no verão, era o lugar mais ”fresco” de nossa casa!

Também, era o lugar mais bonito! Pois dali, eu via o Sol nascer e ir embora! Eu via a Lua atravessar o céu, as estrelas enfeitar a escuridão e tantas outras coisas, que só eu e ela, a caneleira, sabíamos!

Debaixo da minha velha caneleira, meu pai  contava causos e nos apresentava os passarinhos que ele conhecia pela cantiga: Sabiás, Periquitos, Cardeais, Tico-tico, Curuiras, Canarinhos,Trinca-ferro, Bentevi, Pica pau, Sangue de boi, Azulão, João de Barro, Tucano, Beija-flor, e tantos outros que eu poderia nomear aqui!

Era lá também, que a gente jogava clica (bolitas), brincava de casinha, esconde -  esconde e   pega - pega!

Minha velha caneleira sabia dos meus medos, das minhas angustias, dos meus sonhos mais secretos e das minhas alegrias infantis!

Naquele tempo, eu era a “menina da casa da caneleira”, filha do Ciro e da Irma!

Isso não é uma boniteza?

As árvores identificavam as moradas e seus moradores! E muitas vezes serviam de guias na imensidão dos cafundós!

— Vai sempre, até o pé de Sinamomo!

Ou então:

— Atravesse o rio, depois do capão de Guamirim!

Minha velha Caneleira, assim como a dona Irma e seu Ciro, já não existem mais, foram  para o céu, levados  pelos passarinhos!

Mas, no coração da “menina da casa da caneleira”, todos vivem  e fazem festa!

 

Benditas sejam todas as árvores da terra, donas do ar que respiramos, morada dos passarinhos, encantos da minha poesia!

 

“Coração alegre, bom remédio”!

 

 

Texto e fotografia de Jossara Bes.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário