Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de março de 2021

MINHA MÃE QUE ME CONTOU


 

Minha mãe um dia me contou, que quando nasci ela sofreu muito!

Horas e horas de dores e pavores, pois eu estava nascendo e a gravidez só tinha 7 meses. 

Minha mãe morava lá, no meu pequeno lugarejo, distante de recursos, como ela falava, um fim de mundo encantado, morada de  parteiras e rezadeiras!

Me contou, que nasci sentada e com as pernas defeituosas!

Tão miúda, que minha avó paterna,  parteira, disse nunca ter visto  viver,  uma “criatura” tão pequetita!

Minhas poucas roupas não serviram!

Minha vó me “enfaixava” do pescoço para baixo, feito uma pequena múmia, assim mantinha minha perninhas retas, enquanto  me aquecia no fogão a lenha.

Minha mãe disse ter chorado muito, pois ouvia minha vó na cozinha, comentar com meu pai que eu não “vingaria”!

Ela rezava para Nossa Senhora, e disse  nunca ter deixado de acreditar que eu não morreria!

Minha mãe estava certa!

Cresci saudável e  com pernas retinhas!

Passado o perigo era tempo de comer muito açúcar!

É sim!

Muitas vezes, durante a noite, minha vó me acordava e “enfiava” uma colherada de açúcar na minha boca, eu resmungava e engolia!

Durante toda minha infância foi assim!

Quando fiquei maiorzinha, era chegada a hora de tomar “vinho ferrado”.

Religiosamente, um cálice, tipo licor, todos os dias!

Já na minha adolescência, uma tia que morava no hospital da cidade, trabalhando de parteira e enfermeira, levava vitaminas para eu ficar mais fortinha.

Tomei tantos comprimidos não sei de que, por tanto tempo, que só o cheiro me enjoava.

O tempo passou! Nunca fiquei muito grande!

Sou a mais miúda da família.

Graças a Deus, tenho o mesmo peso desde os meus 14 anos proporcional a minha altura.

Tudo isso  por conta delas, mulheres divinas, que encantaram meu viver!

Me encantaram! Pois, as vezes, acordo com asas de borboletas,  querendo voar, encontrar meus sonhos!

Outras vezes sou passarinho, preciso cantar  e cantar!

Às vezes, enquanto coloco roupas no varal, posso ouvir suas vozes trazidas pelos ventos, e até mesmo  sentir  o perfume!

Cheiro de amor!

Sublime amor!

Minha eterna gratidão as divinas mulheres  da minha vida!

 

Meu abraço carinhoso a todas as mulheres!

 

 

Beijos!

Jossara Bes. (Texto escrito em março de 2015)

 

 

 

6 comentários:

  1. Bom dia minha amiga Jossara!
    Que prazer ler aqui, tens um dom nato, a sua sensibilidade a completa!
    Esse texto é repleto de poesia, sua preciosa vida, pois lhe digo, eu também dei muita preocupação à minha querida mãe e avó( avó paterna), pois minha mãe ficou órfã ainda adolescente!
    Mas a Vida quando tem de ser vivida, nada a impede, depois de alguns anos eu fiquei tão bem que até hoje minha saúde é perfeita, até costumo dizer, "já tive as doenças da velhice", então tudo agora é só lucro, rsrs"
    Amei ler aqui, mil beijos e feliz Dia da Mulher!
    Ivone

    ResponderExcluir
  2. Líções, ditados da vida, de mulheres, capazes de escrever a vida, reescrever por vezes o destino, dar asas ao viver.

    Um abraço. Tudo de bom.
    APON NA ARTE DA VIDA 💗 Textos para sentir e pensar & Nossos Vídeos no Youtube.

    ResponderExcluir
  3. Esse tempo de pandemia pode sugerir alguma introspecção,e acho até válido, mas há que se prestar atenção no dia a dia, por mais difícil que seja, pois a humanidade passa por um momento difícil. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  4. Oi Jossara,
    Os tratamentos de antes podiam não ser muito ortodoxos, mas davam certo! Minha mãe era médica, mas eu também era e sou miudinha, então para me fazer engordar e encorpar, a moda era dar anabolizantes e eu fui entupida de anabolizantes, num tempo em que não sabiam que podiam fazer muito mal, mas como o que não mata engorda, eu fui pra frente. rsrsrs
    meu pai também foi enfaixado como vc, pois os italianos acreditavam que para ficar com o corpo retinho as crianças precisavam ser enfaixadas.
    ?Beijos

    ResponderExcluir
  5. as vezes, acordo com asas de borboletas, querendo voar, encontrar meus sonhos!

    Olá, querida amiga Jossara!
    Que linda sua forma de nos contar sua história de vida!
    Uma delicadeza e muita gratidão encontro em suas doces palavras.
    Parabéns!
    Seja muito feliz e abençoada!
    Beijinhos, saúde e preces
    🍀🙏🙌🕊️👼💐😘

    ResponderExcluir