Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de julho de 2012

MINHA PRIMEIRA AMIGA

Minhas Fotos - 2012


Queridos Amigos!
Sintam-se abraçados por mim!

Pensando no dia de hoje, busquei na lembrança minha primeira amiga!
Ela chamava-se Frida!
Uma  garotinha loirinha. Quando nos conhecemos ela  não falava uma palavra sequer em português. As crianças da família dela só falavam alemão. Os adultos falavam português com bastante sotaque.
No lugarejo de minha infância a grande maioria das pessoas era descendente de alemães.
Quando chegavam, era comum as crianças  saberem se comunicar apenas no dialeto.
Não pense que eles chegavam da Alemanha. Não! Moravam mais no interior, nos “cafundós”!
Então vinham morar na vila, pois ficavam mais perto da escola, do comércio, enfim...
Minha família descendente de italianos.
Porém, criança tem algo especial! Nos comunicávamos normalmente! Graças a isso, entendo muitas palavras em alemão.
Eu e Frida brincamos muito! 
Num desses dias fomos brincar de cabeleireira.
Pegamos água, tesoura e pente  e escalamos a pilha de tábuas em forma de triangulo no quintal de minha vó. Era nossa “trincheira”!
Molhei bem o cabelo dela e cortei rente a cabeça. Enterramos os cabelos para ninguém “ver”.
Veja a ingenuidade de criança!
Chegou a minha vez! Molhou meus cabelos e deu a primeira tesourada no final da testa!
Então, minha “santa” mãe, me chamou!
- Que está fazendo?

Saímos da “trincheira”. Minha amiga de cabeça “pelada” e eu com um “buraco” na franja.
Minha mãe não sorriu!
Ao contrário, fez uma cara de pavor! Não entendi o que estava acontecendo, pois eram apenas cabelos! Que minha mãe “arrancou” mais um pouco!
Apanhamos, eu e Frida!

Depois desse dia, brincamos por  muitos e muitos outros! Nem percebi  quando nossos cabelos cresceram novamente!
E você lembra-se de seu primeiro amigo?


Beijos!
Jossara Bes.

10 comentários:

  1. Oi Jossara,
    Minha primeira amiga é minha amiga até hj. Eu a conheci qdo tinha 5 anos de idade e hj, embora moremos em cidades diferentes, continuamos amigas.
    Feliz Dia do Amigo!
    xoxo

    SORTEIO DOS SONHOS
    http://www.gosto-disto.com/2012/07/sorteio-dos-sonhos-dreams-giveway.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Jo,

    a minha primeira amiga foi minha prima, ela era muito divertida e destrambelhada, gostava de brincadeiras de meninos. Quando ficamos adultas nos afastamos pois ficamos com a personalidade muito diferentes, ela já faleceu.
    Sua história é bem legal.

    Bejim e bom dia do amigo atrasada.

    ResponderExcluir
  3. Com todo o respeito, a sua mãe é uma santa amiga! Feliz Dia do Amigo, chegando atrasada, mas não te esquecendo. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  4. Oi Jossara, eu não lembro quem foi minha primeira amiga kkk
    Tenha um ótimo começo de semana, bjs!

    ResponderExcluir
  5. Amigo(a) são anjos em nossa vida...
    A amizade é tudo!

    É se dar sem esperar
    Nada em troca dessa união
    É ter alguém pra contar
    Na indecisão!
    Nunca se desesperar
    Sempre ali pra estender a mão
    Maior valor há!
    É feito irmão!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  6. Olá Jossara.

    Eram "só cabelos"? Criança não tem juízo mesmo. Amizade tem dessas travessuras e mil e tantas doces lembranças. Amigo é coisa para se cuidar, cultivar e fazer florir.

    Um abração e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, querida amiga Jossara.

    Que gracinha de história!!
    A inocência é Divina.

    A minha primeira amiga chama-se Esmeralda. Aos dezesseis anos eu me mudei para BH, e ela se casou com meu primo.
    Como nossa família não é unida, perdi o contato com ela.

    Muitas bênçãos.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Lindo conto
    tive muitos amigos
    hoje tenho um camaleão
    e a lolo minha cadela
    do coração.

    Luiz Alfredo - poeta

    ResponderExcluir
  9. OI JOSSARA!
    AO INICIAR A LEITURA DE TEU TEXTO JÁ PERCEBI QUE SERIAS DE ALGUMA REGIÃO AQUI DO RIO GRANDE, PELA NARRAÇÃO SOBRE OS IMIGRANTES.
    TENHO QUE TE DIZER QUE RI MUITO DE TUA NARRATIVA, AS CHAMADAS "ARTES" QUEM NÃO AS FEZ, AINDA MAIS QUANDO TÍNHAMOS UMA AMIGUINHA TAMBÉM COMA CABECINHA FÉRTIL.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  10. adorei esse poema ,lembro da Frida ,ainda hoje me encontro com ela .Uma mulher sofrida .Jossara que lindo teus poemas agora tenho certeza que és a Kica da minha infância.Alguns de teus poemas retratam a nossa Vila.Continue escrevendo tens muito talento.

    ResponderExcluir