Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de julho de 2012

O ANJO QUE ME AQUECEU

Minhas Fotos - 2012



Hoje me pus a pensar, em  alguma coisa muito  boa que alguém fez por mim!
Logo me veio  a lembrança a diretora da escola onde estudei nos primeiros anos. 
No  lugarejo de minha infância fazia um frio danado durante o  inverno.
As  geadas eram constantes. E as dificuldades imensas!
As roupas iam passando dos irmãos maiores para os menores, sendo que a maior parte vinha da casa de minha querida tia que morava na cidade. Portanto, já   usadas por minhas primas.
Calçados então, era uma tristeza!
Coloquei calçado fechado nos pés, lá pelos nove ou dez anos para 1° comunhão! 
O primeiro "bamba" a gente nunca esquece! Inverno ou verão,  era o “bendito” chinelo havaianas ( que amo de paixão ), o problema é que passava-se  muito tempo até ganhar um novo par. O pé crescia, e  o chinelinho acabava vestindo  metade do pé .  Quando arrebentava, colocavam um preguinho embaixo e usava-se mais um tempão.
Num desses dias de inverno  fui para escola de manhã, “amassando gelo”. Quando iniciou a aula sentei no meu lugar “batendo queixo”, sentia tanto frio que comecei a chorar. Minha professora,  percebendo  qual era meu problema, chamou a diretora. Esta me pegou carinhosamente pela mão, não lembro  se me segurou no colo, então me levou até sua casa, que era bem pertinho da escola, encheu uma bacia com água quentinha me colocou sentada numa banqueta e os pés  “de molho” na água.
No começo doeu. Depois,  aquela sensação maravilhosa de calor espalhou-se pelo meu corpo. Se fechar os olhos posso sentir novamente!
Nunca mais esqueci!
Foi uma das melhores coisas que alguém fez por mim! 



Tenham um ótimo dia!
Beijos!
Jossara Bes.

5 comentários:

  1. Jo!
    minha amiga "virtual" Jo!
    Fizeste-me chorar. Sim! Fizeste-me deitar algumas lágrimas pelos cantos dos olhos...
    É que o que descreves também passou por mim e por muitos da minha infância.
    Uns tinham páis mais endinheirados que outros. Os que, na altura, viviam mal, também andavam descalços e os sapatos eram só para usar em ocasiões de festas.
    Era uma tristeza, quantas vezes não ficava a olhar para a loja da minha rua de terra batida, cheia de possas de água, quando era Inverno, e eu ficava a olhar aquela montra com meia duzia de pares de sapatos com sola em cabedal rijo e com "brochas" (pregos de bico curto e de cabeça larga) para durarem muito mais tempo, e, não me saía do pensamento, quando é que o meu pai me poderia comprar um par de sapatos novos!
    A vida era difícil naquela altura...
    Hoje, com todas as mordomias que temos, não sabemos dar valor aos nossos objectos pessoais e os nossos filhos, muito menos.
    Não fosses tu, não me lembraria de tal coisa.
    Um grande abraço cá deste meu Algarve.

    ResponderExcluir
  2. Puxa, Jossara, que história triste!
    Eu tenho que confessar que fui uma criança classe média alta, e nunca tive ideia do que fosse passar frio ou usar uma roupa de outra pessoa.
    Acho que isto não me fez nem melhor e nem pior. quem me conhece pessoalmente costuma dizer que sou muito generosa. Desde criança sempre fui. Sempre dei meus brinquedos para as amigas, para as colegas de escola, pois achava que se eu tinha muito, era para dar.
    xoxo

    Gosto disto!

    ResponderExcluir
  3. OI JOSSARA!
    QUE TRISTE, MAS AO MESMO TEMPO NOS FIZESTE VER COMO AINDA TEM GENTE QUE VALE A PENA, ESTA DIRETORA DE TUA EX ESCOLA É UMA DELAS.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  4. Muitas pessoas que cruzam os nossos caminhos são anjos e dificilmente percebemos a tempo de agradecer, você viu um anjo em forma de diretora. Um abraço, Yayá.

    ResponderExcluir
  5. Estou encantada com o que tu escreve,sei perfeitamente quem era essa diretora e infelizmente a pouco tempo faleceu mas sempre foi uma pessoa generosa.Lembro também do antigo colégio dos invernos rigorosos de tudo que passou por aqui.Um abração.

    ResponderExcluir